• PoPipe

"Seda" é tudo igual?

Atualizado: 27 de Jul de 2018


Conheça as principais diferenças entre as sedas

Sabemos que mais importante que ter uma boa seda, é ter um bom recheio!

Porém existem algumas diferenças entre os papéis para fumar, que podem fazer com que o ato de enrolar e fumar seu cigarro, seja menos prejudicial e mais adequado pra você em cada momento.

Até alguns anos atrás não ligávamos muito pra isso, ou talvez, não tínhamos muitas opções de escolha.

Provavelmente os papéis mais utilizadas eram, a folha do papel de pão, o guardanapo do boteco ou a folha do maço de cigarro.

Graças a Jah e a exigência do mercado, hoje já existe uma grande variedade de Sedas nas HeadShop e Tabacarias do Brasil. As folhas são fabricadas com materiais que reduzem bastante os danos causados pela queima do papel inadequado.

Já diziam antigamente, "o que faz mal é o papelzinho"!

Além do material utilizado, é importante observar a quantidade de papel que será utilizada para confecção do cigarro.

Afinal, quem nunca teve que cortar um pedaço da folha para diminuir o tamanho da seda? Ou deixou com excesso de papel e se arrependeu depois?

Se você é daqueles que já tem o hábito de enrolar o fumo, provavelmente já sabe o tamanho ideal pra o seu uso pessoal.

E falando em uso pessoal, sabemos que algumas pessoas costumam enrolar na seda King Size (110mm), porém não conseguem torrar tudo de uma só vez. Outros já têm o costume de bolar na seda Pequena (78mm), mas quando vão fumar com a galera, só dá tempo de dar um ou dois pegas, porque a baga era curta demais. Por isso, já é possível comprar seu papel no comprimento e largura ideal para cada situação!

Sobre os materiais utilizados atualmente para a fabricação das folhas, os mais comuns são derivados da fibra de arroz, de linho ou de cânhamo. Porém, hoje em dia encontramos em lojas especializadas no assunto, papéis feitos de materiais como alfafa, celulose, tabaco, papel de cigarro e até a velha palha de milho, que era muito utilizada antigamente para enrolar os fumos de corda.

Como os tempos mudaram e a brisa agora é diferente, as antigas tradições se atualizaram ainda mais! É possível encontrar sedas com sabor, como as blunts, que na maioria dos casos são folhas derivadas do tabaco e contém aromas saborosos.

Outra novidade dos tempos atuais são os cones e tubos que já são pré enrolados e vêm prontos para serem recheado. Sem esquecermos das sedas em rolo, que podemos cortar no tamanho desejado!

Além de muitos outros acessórios como Tips, Filtro, Pilão e Bandeja, que já podem ser encontrados nas próprias embalagens das sedas, mas que também são vendidos separadamente e são bem úteis na hora de bolar.

Como encontrar o papel ideal

Dichavamos e organizamos algumas informações com tudo que você precisa saber para escolher a sua seda preferida, atendendo as diferentes necessidades de cada um.São inúmeras marcas presentes neste mercado. Cada uma tem sua linha de sedas e detalhes específicos, por isso cabe a você escolher a melhor seda.

Site PoPipe Headshop

Utilizando os filtros laterais do site da PoPipe, você encontrará todos os atributos citados no texto abaixo.

No site você poderá filtrar as sedas pelo material, tamanho, espessura, branqueamento, aroma ou até mesmo por marcas e suas origens. Você vai encontrar no site todas as informações técnicas especificadas para cada produto, que foram baseados nas informações encontradas nos sites de cada fabricante ou em análises visuais da equipe PoPipe.



Tipos de materiais das Sedas

O papel para fumar, normalmente é feito de "fibras vegetais" finas e leves, como a palha de arroz, linho, cânhamo, alfafa, celulose entre outros.

Tipos de materiais das Sedas

As folhas de arroz e linho estão entre as mais vendidas. Geralmente, essas folhas têm espessura mais fina e influenciam menos no sabor do fumo.

Papeis de cânhamo (ou hemp), são derivados das fibras da Cannabis, ou seja, é feito da mesma matéria prima utilizada antigamente na fabricação de cordas e velas para as embarcações portuguesas. Normalmente as sedas desse material tem uma espessura fina, porém pouca transparência. Sua combustão é bem suave e não altera o sabor do fumo.

A alfafa é um material que chegou recentemente no mercado, através da marca PayPay (modelo Gogreen), e apresenta uma cor exclusiva e esverdeada. Essa seda está sendo muito bem aceita, pois apresenta uma espessura extra fina e não altera o sabor do fumo.

A celulose, é um tipo de folha totalmente transparente que é derivada da celulose, ou seja, feita do mesmo material utilizado para fabricação do papel comum. Devido a sua aparência, muitas pessoas dizem que é um material plástico, mas isso não é uma verdade. Essa folha apresenta uma espessura mais grossa e dificilmente irá rasgar na hora de enrolar o cigarro. São impermeáveis e não contém cola por serem auto colantes, se umidificadas.

Blunt derivada de cânhamo da Marca lion Rolling Circus

Folhas de Tabaco, também conhecidas como "Blunts", são semelhantes a folha de um charuto. A Blunt, normalmente é feita da folha de tabaco, mas pode ser derivada de outros materiais, como o cânhamo. Na imagem ao lado podemos ver uma Blunt de Hemp (cânhamo) da marca Lion Rolling Circus (sem tabaco). Na maioria dos casos as folhas vêm com aromas exclusivos e saborosos que alteram o sabor do fumo, mas podem ser encontradas também na versão sem sabor. As blunts geram uma fumaça mais densa e não são indicadas para não usuários de tabaco.

Palha - As folhas de palha de milho são naturais, ou seja, seu material não é industrializado. As folhas, apenas já vem embaladas e cortadas no tamanho ideal de um cigarro. Apesar de naturais, a palha tem um sabor forte, que pode não ser agradável.

Não especificado - Alguns fabricantes não informam o material utilizado para a fabricação do papel. Isso não significa que o papel é ruim, mas vale analisar antes de utilizar. Normalmente são marcas que estão iniciando no mercado ou acham essa informação irrelevante.


Origem da seda

Nem sempre a origem da marca representa o país de origem do papel que na maioria dos casos são fabricado na Europa ou na China. A origem da seda nem sempre é o diferencial, mas papéis europeus aparentam ter uma qualidade superior a dos chineses.

Outro detalhe, são as sedas falsificadas que infelizmente estão rolando no mercado, vendidas em trens, ônibus, metrô e também em lojas que não se atentam a este fato. Por isso, recomendamos analisar os detalhes e o tipo da folha para verificar sua autenticidade.

Uma dica é buscar uma loja de sua confiança.


Modelos das folhas e suas medidas

Analisar o comprimento e largura da seda é importante para reduzir a quantidade de papel que será carburada e encontrar o tamanho ideal para você em cada momento.


O comprimento da folha, é o que vai determinar o tamanho do cigarro.

Comprimento - Tamanho da Seda ou papel para fumar

Mini ou Small Size - as folhas têm até 70mm de comprimento e são usadas para fazer um cigarro curto, individual e não acreditamos serem ideais para serem usadas com filtro ou tip, pois ficaria muito curto o cigarro, mas cada um tem seus costumes.

Pequena ou Medium Size - as folhas tem entre 71 e 78mm de comprimento e são ideais para fazer um cigarro individual e da pra utilizar filtro ou tip.

King Size - as folhas tem entre 91 a 110mm de comprimento, é a mais comum entre os brasileiros e muito utilizada nas rodas de fumaça.

84MM - medida rara encontrada hoje em dia apenas nos tubos de cigarros que são pré enrolados com filtro e tem o tamanho exato de um cigarro comum de 84mm.

Rolo - a folha mede entre 3 e 8 metros dependendo do fabricante, neste modelo é possível cortar a folha em qualquer tamanho para fazer desde um cigarro pequeno até aquela bomba cabulosa.

Gigante - São folhas com tamanhos especiais, e tem medidas entre150 e 350mm. São bastante utilizadas para momentos de celebração entre amigos e sem miséria.


A largura da folha irá determinar a grossura do cigarro sem excesso de papel.

Largura - Tamanho da Seda ou papel para fumar

Extra Slim - as folhas tem até 39mm de largura e são ideais para fazer aquele fininho.

Slim - as folhas medem entre 40 e 46mm de largura e são ideais para fazer um cigarro de espessura média.

Large - as folhas medem entre 47 e 54mm de largura e são ideais para fazer uma tora ou até mesmo um cone.

Extra Large - as folhas tem mais de 55mm de largura e são ideais para fazer aquela bomba, sem miséria.

Cone pré enrolado - Os cones já vêm pré enrolados e prontos para serem recheados. Seu diâmetro e comprimento podem variar dependendo do modelo.

Tubo pré enrolado - São tubos de cigarro vazio, com diâmetro padrão de 8mm.

.

Espessura da folha e suas gramaturas

As folhas têm diferentes espessuras, de acordo com o material utilizado e o processo de fabricação da seda.

Folhas mais finas apresentam uma fumaça mais suave e alteram menos o sabor do fumo.

Algumas pessoas sentem mais dificuldade em utilizar papeis extra finos, devido ao risco de rasgar a folha, mas é um detalhe importante a se avaliar no quesito redução de danos.

Muitas marcas de Sedas já se preocupam bastante com isso, pois sabem que resulta em uma quantidade menor de papel inalado pelo fumante. Nesses casos, os próprios fabricantes informam a gramatura do papel em seus sites e conseguimos definir melhor a espessura da folha.

As gramaturas das sedas variam, entre 10g/m² e 23g/m² , podendo ser maior em alguns casos como nas Blunts (folhas de tabaco).

Definimos cinco grupos baseados nas gramaturas. Para os casos em que o fabricante não especifica a gramatura do papel, nos baseamos em análises visuais e comparativas.

Super Extra Fina - Atualmente conhecemos apenas uma marca que produz esta folha. É uma linha chamada "OCB Ultimate" da marca francesa OCB . Sua gramatura é de 10g/m² e seu papel é feito de linho. Como esta seda ainda é a única com esta gramatura, definimos este grupo de "Super" Extra Fina.

Extra Fina - Consideramos as gramaturas entre 12g/m² e 14g/m², geralmente são encontrados nas sedas de arroz, linho, alfafa e até mesmo no cânhamo que normalmente é um pouquinho mais espesso.

Fina - Consideramos as gramaturas entre 14g/m² e 18g/m²; encontramos folhas de gramaturas similares nas sedas de cânhamo, linho e arroz.

Média - Consideramos as gramaturas entre 18g/m² e 21/m²; essa folha mais espessa foi encontrada em materiais como celulose, papel tradicional de cigarro, cânhamo e arroz.

Extra Grossa - consideramos folhas com gramatura acima de 21g/m²; normalmente nesses casos são conclusões pessoais baseadas em análises visuais, pois dificilmente os fabricantes especificam a gramatura da folha. São folhas geralmente de tabaco como as Blunts ou a Palha de Milho.


Branqueamento da Folha

Grande parte das folhas passam por um processo de clareamento feito no cloro, para o papel tornar-se branco, porém existem alguns modelos de sedas chamadas de unbleached (não branqueada) que evitam mais esse processo químico na folha.

Seda Branqueada e Não Branqueada (Umbleached)

Branqueada - As folhas passam por um processo no cloro, para se tornarem brancas .

Não Branqueada (unbleached) - As folhas não passam pelo processo de clareamento no cloro, por este motivo, podem apresentar uma aparência mais escura. .

Transparente - As folhas são derivadas da celulose e já são transparentes, por tanto, não passam pelo processo de branqueamento.

Aromas

As folhas aromatizadas são mais usadas por pessoas que não tem o hábito de fumar diariamente, pois deixa um sabor adocicado nos lábios e tem um sabor agradável devido aos deliciosos aromas utilizados como melancia, chocolate, uva, morango, baunilha....

Porém, vale ressaltar que sua folha normalmente tem uma espessura mais grossa e, consequentemente, tem mais papel.

Com Filtro ou Tips

Com filtro - Para fumantes de tabaco é recomendado o uso de um filtro que ajuda a filtrar a fumaça. São como os filtros encontrado nos cigarros comuns, porém são vendidos separadamente em pacotes ou também nos tubos de cigarro pré enrolados, Seus materiais e diâmetros variam dependendo do modelo. Os materiais mais comuns são o acetato, celulose (papel ecológico), algodão ou carvão ativado. Os diâmetros variam entre 5 e 9mm.

Com Tip - diferentemente da tradicional piteira ou marica, usadas por fora do cigarro, o Tip é usado na parte interna do cigarro, da mesma forma que o filtro de um cigarro comum, ou seja, é enrolado na ponta junto com o fumo. Seu uso tem como objetivos, ter uma ponta no cigarro onde segurar, deixando um caminho para não obstruir a fumaça, além de evitar a queima dos lábios.

Para pessoas que utilizam o tabaco, o tip não é indicado pois não filtram a fumaça. Na maioria dos casos, são feitos de papel ou materiais como vidro, madeira e metal. O diâmetro pode variar de acordo com sua necessidade e irá determinar a grossura do cigarro. Os diâmetros mais utilizados estão entre 5 e 9mm.


Pré enrolados

As sedas pré enroladas vêm em forma de cone ou tubo e estão prontas para serem recheadas. São encontradas em diversos tamanhos e materiais. Essa seda já vêm com tip ou filtro embutido na ponta. As sedas pré enroladas são melhores recheadas se utilizarmos uma máquina injetora, que chamamos de injetor de cigarro, e é vendida separadamente e facilita demais!


Pilão

SEDA WIZ RAW CONNOISEUR KING SIZE

O bom e velho pilão é aquele auxílio para apertar a ponta do cigarro. Muita gente já usou a chave de casa ou até mesmo a ponta do cadarço, mas atualmente algumas sedas já estão vindo com pilão na própria embalagem e também são vendidos separadamente.


SEDA ELEMENTS KING SIZE ARTESANO


Bandeja

A bandeja é um outro detalhe que algumas marcas já aderiram. Para quem costuma enrolar seu cigarro na rua, pode ser bem interessante ter um apoio, para ajudar na hora de apertar o cigarro.








Quantidade de Sedas por livreto

É importante observar a quantidade de sedas por livreto, que normalmente, vêm especificada na própria embalagem da seda. No site da PoPipe, você também encontrará facilmente essa informação nas páginas dos produtos.





Caixas Fechadas


Se você usa muita seda ou é um revendedor, provavelmente será interessante comprar a caixa fechada! Na maioria dos casos você fará uma boa economia, mas faça os cálculos e analise essa possibilidade.






E aí, será que seda é tudo igual? Qual a sua seda preferida?

Comenta aí que juntos somos mais!! Fogo na Bomba!


Você já sabia tudo sobre as sedas? Se sim, você deve ser um especialista no assunto!

Sua opinião é diferente? Nem sempre teremos as mesmas opiniões, mas esperamos ter conseguido passar um pouco da nossa experiência sobre sedas.

Ficou com dúvida? Erramos em algum detalhe? Faltou alguma informação importante?


Clique aqui para acessar o site PoPipe


Assista agora o vídeo sobre Sedas no YouTube


Marcas de Sedas que você provavelmente vai encontrar na PoPipe:

Aleda, Bali Hai, Bem Bolado, Blunt Wrap, Cones, Elements, Gizeh, Glass, Hornet, Job, King Paper, Lion Rolling Circus, Mantra, Moon, Natural Sedas, Ocb, Papelito, Pay-Pay, Pure Hemp, Raw Papers, Rizla, Roopa, Sadhu, Sediña, Skuma, Smoking Papers, Suave2, The Bulldog, entre outras.

Aproveite também para comparar os atributos de um determinado grupo de sedas no site da PoPipe e decidir com conhecimento o que é mais importante para o seu momento atual!

Passo a passo de como comparar produtos no Site da PoPipe:

- Adicione cada produto que deseja comparar (imagem 1) clicando no botão comparar.

- Depois de adicionar todos os produtos que desejar comparar, clique em comparar (imagem 2, o botão fica localizado na parte superior do site PoPipe).

- Automaticamente, abrirá uma nova janela (Imagem 3), com os produtos selecionados e seus atributos lado a lado para facilitar a comparação dos produtos.

Pronto, agora é só você decidir!!


Tmj 👊🏼🔥💨

Jah Bless

2,291 visualizações

© 2018 - PoPipe Headshop x MIG Prod.

Todos os direitos reservados.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Horário de funcionamento:

Seg. a Sexta: 11:00-20:00

Sábado: 12:00-18:00

Telefone: (11)4301-6414

Endereço: Rua Pamplona, 1057 - Loja 13