• PoPipe

Entenda como escolher seu dichavador e as principais diferenças deste acessório.

Atualizado: 3 de Jul de 2019


Os trituradores de fumo, são mais conhecidos como DICHAVADORES, porém em algumas regiões são chamados de esmurrugador, debulhador ou desbelotador.

Sua principal função é triturar ou soltar o fumo, para facilitar no momento de bolar o cigarro. Deixando o fumo sem galhos, evitando assim, rasgar a seda na hora de apertar o cigarrão.

Além de toda a praticidade do dichavador, o fumo irá queimar melhor e mais suave.

Para explicar melhor alguns detalhes dessa ferramenta de trabalho, definimos os tipos de dichavadores, por material, tamanho, fases e tipos de dentes. Afinal, esses são alguns dos detalhes que podem interferir na durabilidade do produto e até mesmo no resultado do fumo dichavado.


CONHEÇA OS TIPOS DE MATERIAIS

Os modelos de ACRÍLICO ou plástico, são leves e ideais para o transporte. Dichavadores de acrílico, normalmente são mais frágeis e desgastam com o tempo, mas podem ser bem duráveis além de terem um valor mais acessível.

Os dichavadores de MADEIRA, geralmente têm seus dentes feitos com pregos e são fabricados de forma artesanal. Apesar desse estilo mais roots, ainda são muito requisitados.

Modelos de METAL são os mais resistentes e duráveis. Seu valor pode variar bastante, dependendo da qualidade do metal utilizado na a fabricação do produtos e as funções agregadas ao acessório.


FASES DOS DICHAVADORES

Os dichavadores podem possuir outras funções, além de simplesmente dichavar o fumo. Para explicar melhor, separamos os modelos por quantidade de fases ou peças (partes).

Fases dos dichavadores

Fases dos dichavadores

O dichavador de1 Fase tem 2 peças, ou seja, contém apenas a fase de trituração com ímãs centrais, que servem para unir as 2 peças. É o modelo mais simples porém muito funcional e ideal para levar no bolso.

O modelo de 2 Fases contém 3 peças.

Neste modelo a fase de trituração, contém furos e uma tela agrupada logo abaixo, cuja a função é separar as partes menores do fumo para o segundo compartimento, ou seja, para a segunda fase do dichavador onde ficarão acumuladas as partes menores do fumo.

Nos modelos de 3 Fases temos 4 peças. A primeira fase, como nos outros casos, também é a fase de trituração, mas essa fase contém apenas furos (sem tela) que irão separar o fumo dichavado para a segunda fase onde ficará acumulado para ser coletado. Neste modelo, a tela está localizada na peça inferior da segunda fase. Sua função é peneirar as partes menores do fumo para a terceira fase, que poderão ser coletadas com o auxílio de uma espátula pequena.



TAMANHO DO DICHAVADOR

Dichavadores de fumo

O diâmetro do dichavador determinará a quantidade de fumo que poderá ser triturada.

Consideramos tamanho PEQUENO, os dichavadores que contém um diâmetro de até 3cm e esses são ideais para dichavar uma pequena quantidade de fumo.

Os dichavadores de tamanho MÉDIO, possuem o diâmetro entre 3,1cm e 5cm e esse modelo é o mais utilizado, pois dichavam uma boa quantidade de fumo.

Os dichavadores de tamanho GRANDE, são os modelos que têm diâmetro superior a 5,1cm e são ideais para dichavar uma quantidade maior de fumo.


TIPOS DE DENTES

Dichavador de Metal

Na fase de trituração, temos os dentes do dichavador, além dos ímãs centrais.

Os dentes do dichavador têm a função de triturar o fumo e o espaço entre eles, resultará em um fumo mais ou menos dichavado.

Dentes do tipo PREGO, são mais comuns em dichavadores de madeira. É recomendado para fumos menos prensados, pois os pregos podem amassar ao longo do tempo.

Os dentes do tipo QUADRADO, normalmente são encontrados em dichavadores mais resistentes e modernos. Esse modelo tritura bem a maioria dos fumos.

Dentes tipo TUBARÃO são pontiagudos. Esse modelo é ideal para fumos prensados devido ao seu formato.

O dente do tipo HEXAGONO é raro de ser encontrado, porém muito eficiente com flores.

Os dentes de tipo LOSANGO não é o modelo ideial para fumos prensados, devido à ausência de pontas, mas dichavam bem a maior parte dos fumos.

O Cartão tipo RALADOR é um acessório que funciona como um ralador e não está entre os mais eficientes, mas é ideal para levar na carteira. Não é recomendado para fumos mais duros e prensados.

Dentes tipo ESTACA é um modelo pontudo e comprido, por isso é mais recomendado para fumos prensados, pois suas pontas ajudam a separar este tipo de fumo.

A tradicional tesourinha (LAMINA) não perdeu seu posto e ainda é muito requisitada. Seu uso é recomendado para flores, mas é útil para outros tipos de fumo. Dichavadores com dentes entes tipo LAMINA, é um modelo bem incomum e também é mais recomendado pra fumos leves e flores, mas podem ser utilizados para outros fumos.


COMO LIMPAR SEU DICHAVADOR

Utilize escovas pequenas e cotonetes para esfregar a sujeira. Objetos pontiagudos, como palitos de dente, chaves de fenda, facas ou canivetes, podem ser úteis para raspar os cantos que acumulam pedaços de fumos velhos. Tente raspar levemente para não danificar o dichavador.

Antes de utilizar algum produto de limpeza, observe o material do seu dichavador para escolher o produto ideal.

Dichavadores de METAL podem ser higienizados de maneira seca ou, em alguns casos, utilizando uma escova com um pouco de álcool. Não mergulhe o dichavador no álcool nem abuse da quantidade. Seque rapidamente após a limpeza para não corroer o material.

Para os dichavadores de ACRÍLICO, recomendamos o uso de detergente diluído em água. Não utilize álcool neste material, pois poderá danificar seu acessório.

Para os modelo de MADEIRA, recomendamos a limpeza sem uso de produtos, pois a madeira poderá absorver e isso irá afetar o sabor do fumo dichavado no seu acessório. Neste caso procure fazer uma limpeza seca.

Fazendo isso periodicamente, seu dichavador irá trabalhar com menos atrito e terá uma vida útil maior.


ONDE COMPRAR SEU DICHAVADOR

A PoPipe Tabacaria e HeadShop, atua desde 2009 neste ramo e é especializada em dichavadores, bongs, pipes, sedas, tabacos entre muitos outros acessórios que estão sempre sendo atualizados.

A loja conta com umas das maiores diversidades de dichvadores do mercado nacional.

É possível comprar os produtos na loja física, localizada na Rua Pamplona 1057 em São Paulo ou também de qualquer lugar do Brasil, através do site www.PoPipe.com.br. Os pedidos são enviados através dos correios. Acesse agora e escolha seu próximo dichavador!


ACESSAR A LOJA POPIPE


E você, tem alguma dica ou observação sobre os dichavadores?

Comente e compartilhe com a gente, pois juntos somos mais!




Veja também

"Seda" é tudo igual?

"Hoje iremos desvendar o site da PoPipe!"

"Poket, Flex ou Caseiro ? Qual você prefere?"

"Conheça um pouco mais sobre o Dia Mundial da Erva!"


#dechavador #dechavadores #dixavador #dixavadores #dichavador #dichavadores #dexavador #dexavadores #desbelotadores #desbelotador #esmurrugador #esmurrugadores #dichavador #dichavadores #debulhador #debulhadores #triturador #trituradores

dechavador; dechavadores; dixavador; dixavadores; dichavador; dichavadores; dexavador; dexavadores; desbelotadores; desbelotador; esmurrugador; esmurrugadores; dichavador; dichavadores; debulhador; debulhadores; triturador; trituradores; picotador; picotadores;


1,309 visualizações

Horário de funcionamento:

Seg. a Sexta: 11:00-20:00

Sábado: 12:00-18:00

Telefone: (11)4301-6414

Endereço: Rua Pamplona, 1057 - Loja 13